EDUCAÇÃO PROMOVE FORMAÇÃO DE GESTORES

EDUCAÇÃO PROMOVE FORMAÇÃO DE GESTORES

Diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas do ensino infantil e fundamental da rede municipal de educação participaram nos dias 10 e 11 deste mês, de uma formação voltada para gestores em alfabetização. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e teve como objetivo uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelos gestores educacionais e a elaboração de propostas para melhoria da qualidade da educação.

Como parte do trabalho realizado pela equipe da SEMED, avaliou-se a necessidade de formação para auxiliar o trabalho dos professores no processo de alfabetização. Analisando gráficos e debatendo sobre a realidade da sala de aula, puderam verificar a situação real do município, em relação ao desenvolvimento da alfabetização, cujo diagnóstico servirá de base para levantamento de atividades e novos processos de ensino-aprendizagem. Assim, deseja-se que os professores da rede tenham condições de exercer um bom trabalho, garantindo alfabetização aos alunos ainda nos anos iniciais.

O trabalho de planejamento e formação foi possível graças a parceria com o Sistema Brasil Cultural, responsável pelo apostilamento nas escolas da rede municipal.

A coordenadora pedagógica da SEMED, Gilka Maria de Mello Teixeira Leme, explicou que foram feitas uma série de reuniões envolvendo toda a equipe escolar, onde foram levantadas questões importantes sobre a alfabetização das crianças. Para ela, esses gestores serão multiplicadores da informação junto aos professores, em cada unidade escolar, onde a teoria oferecerá respaldo para uma nova prática, voltada para a necessidade dos alunos. “Queremos proporcionar formação continuada a fim de subsidiar nossos professores, para que possam dar uma base sólida às crianças, para o desenvolvimento de habilidades e competências na leitura e escrita, assim como na matemática”, ressaltou.

O curso foi ministrado pela professora Regina Favareto Paes, da assessoria da Editora Brasil Cultural. Na ocasião, ela destacou a importância desses momentos de estudo, que na sua avaliação, devem ser continuamente estimulados.

Veja também: