
O prefeito da Estância Turística de Barra Bonita, Manezinho Fabiano, recebeu, em nome do município, o título de Excelência pelo desempenho no Programa Alfabetiza Juntos SP, promovido pela Secretaria Estadual de Educação.
Essa conquista reforça o trabalho conjunto da gestão municipal, das equipes pedagógicas, professores e famílias, e coloca Barra Bonita como referência na alfabetização de crianças em idade escolar!
A cerimônia de entrega do reconhecimento aconteceu nesta terça-feira (25/03), no Memorial da América Latina, em São Paulo, e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da primeira-dama do Estado, Cristina de Freitas, do secretário estadual da Educação, Renato Feder, além de diversas autoridades da área educacional.
A cidade de Barra Bonita foi destaque entre os 442 municípios premiados na categoria “Excelência Educacional”, que avalia o desempenho das redes municipais na alfabetização das crianças. O prefeito Manezinho Fabiano subiu ao palco para receber o prêmio, reforçando o compromisso da cidade com a educação de qualidade.
O programa, destinado aos 645 municípios paulistas e às 91 diretorias de ensino, visa o fortalecimento do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios e tem ênfase na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, além de todo suporte e apoio aos alunos do 3° ao 5° ano. Estima-se que, nestes ciclos de ensino, estejam matriculados na rede pública paulista (estadual e municipal) cerca de 3,3 milhões de alunos.
O prefeito Manezinho Fabiano reafirma o compromisso da atual gestão municipal com a excelência da educação e agradece a todos os profissionais envolvidos, cujo trabalho diário é fundamental para o avanço e a melhoria da qualidade do ensino em nossa cidade!
Avanço
O programa Alfabetiza Juntos foi lançado pelo Governo do Estado em 2024, com a meta de ter 90% de crianças leitoras até 2026.
De acordo com a última avaliação, no segundo semestre do ano passado, o número de estudantes do 2º ano do ensino fundamental que sabem ler adequadamente na rede pública paulista avançou 57%.