Você gosta de música popular brasileira e da mistura de ritmos? Que tal a ideia de utilizar a música como ponte para a literatura? E se você fosse convidado para assistir a um show musical em formato teatralizado, em que o roteiro das canções "conversam" com textos interpretados em contos e crônicas no palco?
A LITERATURA SE UNE À MÚSICA e o livro e o álbum musical se entrelaçam. Um show que sugere reflexão, mas que tem a pretensão de mergulhar nas aflições humanas de cada pessoa.
É o que o jornalista e compositor Nélson Itaberá Gonçalves apresenta nesta sexta-feira, às 20h30, no palco do Teatro Municipal Profª Zita de Marchi, em Barra Bonita, com entrada gratuita. O show "O Livro Que Canta" consolida o projeto do autor aprovado pelo selo PROAC Literatura cantada na estrada, que vem percorrendo o calendário cultural pelo interior paulista.
O trabalho nasceu da pesquisa em jornalismo sobre a identidade cultural brasileira a partir da música, o uso da palavra cantada em textos nos formato de contos, narrativas e crônicas, todos musicados. O projeto gerou a publicação do livro Literatura Cantada, multigênero, que reúne canções, contos, crônicas, dissertação sobre o perfil do cancionista popular brasileiro e nossa identidade cultural.
ENCONTRO
Antes da apresentação musical com banda e uma trupe de 18 integrantes, Itaberá realiza, às 15h30, encontro com estudantes, educadores, alunos de música, universitários e escritores para discutir o conceito do projeto e a pesquisa que o originou, sobretudo a proximidade entre sílaba e nota musical e de que forma esses conceitos estão sendo aplicados em seu projeto.
O show musical teatralizado já passou pela Feira do Livro de Lençóis Paulista em 2016, abriu a temporada cultural de Botucatu em janeiro passado, lotou o Teatro Municipal de Marília, foi ao palco em Rio Preto, Ourinhos, Avaré, São Carlos, Pederneiras, Itapeva e Bauru. "É um show intimista, que percorre diferentes universos sonoros da nossa riquíssima MPB. Mas é um espetáculo para jovens e adultos que propõe abrir o coração de cada um para se emocionar, para refletir sobre nossos dias, nossos planos", apresenta.
O projeto vem do livro e do CD encartado. Da identidade cultural e do uso da relação entre sílabas e notas musicais para formar possibilidades de construção de melodias, o autor mergulha em questões também comportamentais ao longo do roteiro - do livro e do show.
Mas Nélson Itaberá propõe ir além do show musical. "O espetáculo tem teatralização. Montamos uma sala de leitura no palco que interage o tempo todo com a banda. Tem intervenção teatral, um contador de histórias e estórias dos capítulos que fazem a música interagir com contos e crônicas. Queremos também propor que o público mergulhe em seus pensamentos, faça reflexões ao longo do roteiro. Vamos ver no que dará", amplia.
GRATUITO
O show "O Livro Que Canta" tem atraído a atenção de quem gosta de saraus literários, amantes da MPB e suas variações, das universidades nas áreas de literatura, letras, história, filosofia, artes e música pela abordagem em conteúdo inédito, que reúne pesquisa em livro, produção de CD para dar suporte ao trabalho com 14 canções e o roteiro de um musical teatralizado que usa a estrutura dos fonemas para elaboração de textos musicados.
"Vamos trocar informação sobre o processo de composição a partir da relação entre sílabas e notas musicais, vamos conversar sobre a identidade cultural brasileira a partir da rejeição social e sugerir a conexão entre melodias e formatos literários como conto e crônica. Esperamos interagir com estudantes, discutir como usar isso tudo para melhorar a produção de textos para quem for estudante e também estabelecer contato sobre a pesquisa que envolveu as variáveis do livro", diz o autor.
SERVIÇO
Os interessados em participar do encontro e discussão do livro e da pesquisa com o autor podem procurá-lo no próprio teatro, às 15h30, na sexta-feira, dia 15. Mais informações também podem ser obtidas pelo Whatsapp do autor - (14) 99794-8982 - ou em sua página no Facebook: Nelson Itaberá.
O show é para jovens e adultos, com entrada gratuita, com início às 20h30 e com 1h40 de duração.
Os shows do projeto Literatura Cantada são uma realização do programa PROAC ICMS da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, e patrocínio das empresas Plasutil, Cral Baterias, Supermercados Confiança, Thermic e Indústrias Mezzani.