Quer mergulhar na cultura da dança de rua, especialmente no breaking, que agora é um esporte olímpico e estará nos Jogos de Paris 2024?
Então não perca a oportunidade de praticar com B-Boys (dançarinos de breaking) todas as terças e quintas-feiras, a partir das 19h, no Centro Cultural Célia Stangherlin, na Avenida Pedro Ometto, na orla turística da cidade. As aulas são gratuitas e não é necessário se inscrever antecipadamente!
Gabriel Souza, o B-Boy Pitoco, e Ramilton de Araújo, o B-Boy Pill, estão convidando meninos e meninas a partir de oito anos de idade para se aventurarem no breaking. "É só chegar e assistir uma aula para ver como funciona. Qualquer pessoa pode praticar o breaking", explica Pitoco. "É só ter força de vontade e se manter firme na prática da dança", completa Pill.
A dupla, com larga experiência em dança urbana, está montando o grupo Fresh Style para futuras apresentações. "Sempre interagi com crianças, desde os projetos sociais nas escolas nas quais participava. Nós aprendemos com bons professores, como o Clayton e o Binho, e agora temos que levar isso adiante", afirma Pitoco.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Valorização
Thaís Louise, mãe de Jorginho, 9 anos, que está praticando breaking há pouco mais de um mês, diz que o garoto "se encontrou" na dança de rua. "São pessoas se dispondo a vir dar aulas gratuitamente e é preciso valorizar. O Jorginho está amando", conta.
Em breve, o garoto que estuda no quarto ano da escola municipal Gutenberg de Campos começará a acompanhar seus professores em campeonatos de breakdance na região.
Visibilidade
O breaking, elemento fundamental da cultura hip-hop, estreou nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, em 2018. Agora, estará nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 como uma nova modalidade esportiva, ao lado de surfe, skate e escalada esportiva.
A dupla de B-boys de Barra Bonita espera que, com a grande visibilidade dos Jogos Olímpicos, mais jovens se interessem pelo breaking na cidade, e que mais B-Boys e B-Girls possam surgir na cena.
Venha conhecer o breaking!
Local: Centro Cultural Célia Stangherlin (antiga rodoviária), na orla turística da cidade.
Horário: Todas às terças e quintas-feiras, a partir das 19h.
Inscrição: Não é necessária – é só chegar e dançar!
Custo: Totalmente gratuito!