63ª FESTA DE NOSSA SENHORA RAINHA DOS ESTUDANTES

No próximo domingo, 8 de dezembro, acontece a celebração da 63ª Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição, Rainha dos Estudantes de Barra Bonita. A comunidade católica prepara mais uma grande festa para coroar a Santa.

As atividades começam a partir das 17h00, com a concentração dos fiéis e também das escolas da cidade na Igreja Matriz de São José. Às 17h30 acontece a procissão desde a Igreja Matriz até o porto onde quem quiser poderá embarcar nos navios para a procissão fluvial. Os interessados deverão retirar, no sábado e no domingo, os ingressos na bilheteria da Nevegação Fluvial Médio Tietê e do Barco Xumbury. É necessário apresentação de documento de identidade. A previsão de retorno é pouco antes das 20h.

Assim que a procissão chegar a imagem da santa será “escoltada” até a Igreja Matriz onde será celebrada uma missa campal.

A celebração conta com a participação de todos os padres da cidade e também de todas as comunidades.

HISTÓRIA

Em 1956, um movimento liderado pela Professora Zita De Marchi, estudantes locais e o Padre Lauro Gurgel do Amaral, culminou com a escolha de Nossa Senhora Aparecida como Rainha e protetora dos estudantes de Barra Bonita.

A primeira e solene coroação realizou-se em 8 de dezembro de 1956 (Data consagrada à Padroeira do Brasil), com características muito especiais que antecederam a festa: novenas, tríduos e missas, e a imagem da Rainha chegando de barco pelo Rio Tietê (lembrando o encontro da mesma no Rio Paraíba) e levada em procissão pelos estudantes e fiéis para ser coroada, com elevado espírito de religiosidade.

A partir daí todos os anos, a festa de coroação da Rainha dos Estudantes foi crescendo, com a adesão total dos devotos e famílias, transpondo os limites intermunicipais e atraindo visitantes de toda região, por ser fato único entre estudantes a escolha de um símbolo religioso como sua Rainha.

Essa festa, considerada também uma atração turística, levou a Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita a incluí-la no seu roteiro de comemorações, dando o respaldo necessário para tal realização.

*Com informações do livro Barra Bonita -100 anos de história