AUTORIDADES AUMENTAM FISCALIZAÇÃO DE FESTAS CLANDESTINAS E AGLOMERAÇÕES EM LOCAIS PÚBLICOS

Reunião realizada no dia 17, com autoridades de segurança pública do município da Estância Turística de Barra Bonita definiu novas estratégias para coibir aglomerações em locais públicos, abertura clandestinas de estabelecimentos comerciais e proibição de realização clandestinas de festas particulares.

O Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança, Paulo Roberto Conduta informou que a partir de amanhã, 18 toda orla turística de Barra Bonita será interditada com cavaletes e faixas para evitar aglomerações. A Guarda Municipal estará recebendo informações e denúncias pelo telefone 3641 3010, esse número estará disponível de quinta-feira, 18 até o domingo, 21 por 24 horas nesses dias. As denúncias também podem ser realizadas no 190 da Polícia Militar.

A reunião contou também com a presença do delegado titular de Barra Bonita, Rodrigo Berbet Pereira que alertou para o recorrente problema que assola a população que não tem seguido o protocolo de segurança de combate ao COVID 19. A Polícia Militar, a Polícia Civil e demais autoridades do município estarão patrulhando pela cidade na orla turística e outros locais públicos e até mesmo em locais privados que possam ocorrer aglomerações. Edículas, ranchos e outros locais privados que possam haver aglomerações nós estaremos verificando. O objetivo é orientar para evitar a disseminação do vírus da pandemia COVID 19. Informou o Delegado Rodrigo.

Ivan Nunes Ferreira, fiscal de postura informou que todas as Edículas e locais de realização de festas e reuniões serão notificados para que não realizem eventos no local ou a locação para tais festas. Os proprietários que realizarem eventos podem ser multados com 50 UFESP - Unidade Fiscal do Estado de São Paulo.

Ivan lembrou que fica vedado (não permitido) o atendimento presencial ao público, inclusive mediante retirada ou "pegue e leve", em bares, restaurantes, "shopping centers", galerias e estabelecimentos congêneres e comércio varejista de materiais de construção, permitidos tão somente os serviços de entrega ("delivery") e "drive-thru".

O Secretário Municipal de Saúde da Estância Turística de Barra Bonita informou da gravidade da situação diante da saturação dos leitos hospitalares do Hospital e Maternidade São José e de toda a região. Cobrou medidas mais rigorosas para evitar o contágio na pandemia COVID-19.

O capitão da PM Alexandre Andrade, que também esteve na reunião, falou sobre o trabalho em conjunto das autoridades de segurança do município voltada para evitar aglomerações principalmente nesta sexta-feira, 19, aniversário de Barra Bonita. O Capitão informou que a PM estará realizando na madrugada desses dias o “Toque de restrição” em que todas as viaturas trabalham para evitar aglomerações.

O Ministério Público do Estado de São Paulo, 2º Promotoria de Justiça de Barra Bonita, através da promotora de justiça Ana Maria Romano, encaminhou às autoridades competentes nos dia 15 e 16, recomendação administrativa para que providencie medidas preventivas e restritivas quanto a abertura clandestinas de estabelecimentos comerciais, realização clandestinas de festas particulares e aglomeração em espaços públicos da cidade.

A promotora Ana Maria Romano informou que chegou ao seu conhecimento que através de filmagens encaminhadas à Promotoria de Justiça, que tem ocorrido constantes aglomerações na área da orla do rio Tietê da cidade de Barra Bonita. Aos finais de semana e no período noturno, com a omissão da atuação tanto preventiva quanto repressiva dos órgãos públicos competentes.

A promotora recomenda que as autoridades competentes, diante de suas atribuições, ajam com absoluto rigor  as disposições contidas no Plano São Paulo de combate a COVID-19. A promotora faz extrema observação quanto ao feriado de aniversário de Barra Bonita, para que evite a aglomeração nos locais públicos.

Mais informações veja a recomendação da promotoria por completo nos links:

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA – 16-03-2021

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA – 15-03-2021

Assista ao vídeo da matéria através do link abaixo: