867 PESSOAS DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS FORAM VACINADOS CONTRA O COVID-19 EM BARRA BONITA

ESCLARECIMENTOS SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população relacionadas à vacinação contra a COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde informa que segue as determinações da Secretaria de Estado da Saúde, ligada ao Governo de São Paulo, onde de acordo com os Informes Técnicos do CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica, são grupos prioritários da primeira fase:

• Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos portadores de deficiência). Ex.: Asilos; (VACINADOS)

• Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, que envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de COVID-19, a saber: (VACINADOS)

a) Hospitais públicos e privados exclusivos para atendimento/referência de pacientes com COVID/19– vacinar todos os funcionários do hospital. (VACINADOS)

b) Hospitais públicos e privados com leitos (UTI e enfermaria) para atendimento de pacientes com COVID-19– vacinar: (VACINADOS)

• Todos os funcionários da UTI e enfermaria (COVID-19); (VACINADOS)
  • Profissionais de laboratórios que realizam a coleta de material e de bancada que realizam o processamento das amostras de pacientes com suspeita de COVID-19; (VACINADOS)
  • Profissionais nos setores que realizam atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19 (ex: reabilitação); (VACINADOS)
  • Funcionário da Recepção; (VACINADOS)
  • Funcionários da Limpeza. (VACINADOS)

c) Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro- vacinar todos os funcionários. (VACINADOS)

d) SAMU/GRAU (Grupo de Resgate e Atenção as Urgências e Emergências) – (NÃO TEMOS SAMU EM BARRA BONITA E SIM TRANSPORTE PRÓPRIO CUJOS SERVIDORES FORAM VACINADOS)

• Profissionais que realizam atendimento direto a pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19; (VACINADOS OS SERVIDORES DO TRANSPORTE MUNICIPAL)
  • Profissionais da limpeza; (VACINADOS OS ZELADORES DO TRANSPORTE MUNICIPAL)
  • Motorista. (VACINADOS OS MOTORISTAS DO TRANSPORTE MUNICIPAL)

e) Laboratórios (VACINADOS)

• Profissionais que colhem PCR, sorologia ou outros exames para diagnóstico de Covid-19; (VACINADOS)
  • Profissionais de bancada que realizam o processamento das amostras de pacientes com suspeita de Covid-19. (VACINADOS)

f) Unidades Básicas de Saúde- vacinar todos os funcionários. (VACINADOS)

g) Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Sanitária entre outros setores)- vacinar todos os funcionários. (VACINADOS)

• Demais trabalhadores de saúde (ver Anexo 1 abaixo). (ESTE GRUPO ESTÁ SENDO VACINADO ATUALMENTE)

Anexo 1 - Descrição dos grupos prioritários e recomendações para vacinação (ESTE GRUPO ESTÁ SENDO VACINADO ATUALMENTE)

Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Incluem-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.

Essa fase da vacinação está programada para terminar no dia 05/02/2021.

Solicitamos aos profissionais que pertencem a esses grupos e que ainda não foram vacinados que procurem pelo Centro Cultural “Prof. Célia Stangherlin” (antiga Rodoviária) até a data acima, sempre no horário das 08:00 hrs às 16:00 hrs.

IMPORTANTE: LEVAR CPF, CARTÃO SUS, CARTEIRA DO CONSELHO DE CLASSE E COMPROVANTE DE TRABALHO EM ESTABELECIMENTO DE SAÚDE (CARTEIRA DE TRABALHO, CONTRATO DE TRABALHO OU DECLARAÇÃO DO EMPREGADOR). SEM ESSA DOCUMENTAÇÃO, A PESSOA NÃO SERÁ VACINADA.

STATUS DA VACINAÇÃO NO MUNICÍPIO

Doses Recebidas até 03/02/2021:

• 1º lote – 20/01                                =      520 doses
  • 2º lote – 27/01                      =      380 doses
  • 3º lote – 03/02                      =      480  doses

Total de doses recebidas=1.380 doses

Doses aplicadas até 02/02/2021: = 867 doses

Solicitamos às pessoas que ainda não tomaram a vacina para que façam o pré-cadastro acessando o link https://www.vacinaja.sp.gov.br/

Estaremos divulgando em breve os próximos grupos a serem vacinados.