DIRETORA DO CCZ, MARIELE, DÁ MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O RGA - REGISTRO GERAL DO ANIMAL

A médica veterinária Mariele Barbosa, diretora do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses, nesta sexta-feira, (29) falou sobre a importância do RGA - Registro Geral de Animais.

Os proprietários de animais, da Estância Turística de Barra Bonita, já podem fazer o RGA (Registro Geral Animal), uma carteira de identidade do bicho de estimação.

O Registro Geral do Animal (RGA) é obrigatório no Município para todos os cães e gatos e, ainda, aos equinos, asininos e muares empregados em tração animal, na área urbana e rural do município.

O registro é a maneira mais eficiente de encontrar um animal perdido ou localizar o dono, além de fornecer informações à administração sobre o número de animais no município.  Pois, o Centro de Controle de Zoonoses pode identificar necessidades e ter controle sobre a população de animais.

Deverão ser obrigatoriamente registrados no órgão municipal responsável pelo controle de zoonoses - CCZ - Centro de Controle de Zoonoses de Barra Bonita, ou em estabelecimentos credenciados por esse órgão. O registro deverá ser realizado preferencialmente por meio eletrônico de identificação, mediante microchipagem, ou através de preenchimento da Ficha de Cadastro disponibilizada no sítio eletrônico do município. Endereço: https://barrabonita.sp.gov.br/ccz/tutores

No Registro deve conter informações relacionadas ao proprietário, tutor ou cuidador e sobre o animal. Após o preenchimento da Ficha de Cadastro no site do Município, será expedida a Carteira de Registro Animal com numeração única, que deverá ficar de posse do proprietário, tutor ou cuidador do animal.

Em caso de perda ou extravio da Carteira de Identificação Animal, o proprietário poderá acessar o site e imprimir uma segunda via, ou solicitar ao órgão municipal responsável no caso o CCZ - Centro de Controle de Zoonoses de Barra Bonita.

Se for necessária a transferência de propriedade do animal, o novo proprietário deverá comparecer ao órgão responsável, CCZ para proceder à atualização de todos os dados cadastrais.

Em caso de óbito extravio do animal registrado, o proprietário, tutor ou cuidador deverá comunicar o ocorrido ao órgão municipal responsável, CCZ, para atualizar o cadastro.

Faça o registro do seu animal no site: https://barrabonita.sp.gov.br/ccz/tutores