PREFEITURA DE BARRA BONITA INICIA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA

Comemorado mundialmente, o Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos. Vários Estados organizavam ações sobre a doença. Em pouco tempo, o Congresso Americano aprovou que o mês fosse referência na luta contra a doença.

O “rosa” do nome do movimento faz referência ao famoso laço cor-de-rosa lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, responsável por organizar a 1ª Corrida pela Cura, em Nova York, no ano de 1990, sendo a maior organização mundial de câncer de mama encarregada de realizar pesquisas sobre o assunto.

O dia 16 de outubro de 2021 será dedicado à saúde da Mulher barra-bonitense! A  Secretaria Municipal de Saúde estará abrindo seus Postos a fim de proporcionar às nossas Mulheres a oportunidade de realizar o Agendamento para Exame de MAMOGRAFIA e também a coleta para o PAPANICOLAU.

Veja abaixo a Programação:

DATA: 16/10/2021 - SÁBADO

HORÁRIO: das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00

UNIDADES DE SAÚDE ONDE SERÃO REALIZADAS A CAMPANHA:

- VILA CORREA
- SONHO NOSSO
- COHAB
- CSII (POSTÃO)

PÚBLICO ALVO DA CAMPANHA:

- MAMOGRAFIA: Mulheres com idade entre 50 e 69 anos

- PAPANICOLAU: Mulheres com idade entre 25 e 64 anos de idade

O que é o Exame Papanicolau?

É um exame realizado principalmente para detectar alterações nas células do colo do útero (câncer de colo do útero), além de possibilitar a detecção de lesões precocemente, tais como clamídia, gonorreia, sífilis ou HPV, bem no início, antes que a mulher tenha os sintomas. O exame preventivo é muito importante, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade, principalmente por câncer do colo do útero. O exame é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

O que é o Exame de Mamografia?

A mamografia é um exame radiológico feito nas mamas. Possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher tenha sintomas. Estima-se que de 1 a cada 10 mulheres desenvolvem o câncer de mama em algum momento da vida.

PARTICIPE! A PREVENÇÃO AINDA É O MEHOR REMÉDIO!