A equipe do IBGE que está fazendo o CENSO em Barra Bonita, na quarta-feira, (28) fez uma reunião com autoridades municipais para apresentar o andamento da coleta do CENSO na cidade.
David Martins Sartore, coordenador de área do IBGE, disse que já foram realizadas uma boa porcentagem de coleta em Barra Bonita, mas faltam algumas residências e conta com a colaboração da população para receber os recenseadores que estão trabalhando em campo.
Sartore, informou que já foram feitas aproximadamente 76% dos domicílios entrevistados em Barra Bonita. Em algumas residências os recenseadores não encontram os moradores, mas estarão voltando em horários diferentes. Pela estimativa faltam mais 3 mil domicílios para finalizar os trabalhos. Informou o coordenador do IBGE.
Os coordenadores do IBGE disseram que estão encontrando dificuldade pelo fato da proximidade com o período da eleição, onde as pessoas confundem os recenseadores do CENSO com os agentes de campanha política, evitam atender, atrasando o trabalho.
O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. E também constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.
Portanto, David Martins Sartore, coordenador de área do IBGE, reforçou pedindo que a população recebe os recenseadores, eles estão identificados pelo uso de um colete e crachá, e qualquer dúvida podem ligar para o 0800 721 8181 do IBGE para confirmar se aquela pessoa de fato trabalha para o IBGE.
Djalma Antonangelo Junior, agente censitário municipal de Barra Bonita, disse serem dois formulários usados, com perguntas objetivas para a coleta de dados. Um formulário básico leva 10 minutos para ser respondido e o de amostra, aproximadamente 15 minutos.
Lembrando que apenas um formulário é aplicado por residência.