VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DO CADASTRO ÚNICO?

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da qualidade de vida dessas famílias. No Cadastro Único são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
Cada vez mais, o governo federal, os Estados e os municípios utilizam o Cadastro Único para identificar potenciais beneficiários de programas sociais. Mas o cadastramento não significa a inclusão automática em programas sociais. A seleção e o atendimento da família ocorrem de acordo com critérios e procedimentos definidos pela legislação específica de cada um deles. Alguns dos projetos sociais brasileiros são:
- Bolsa Família
- Criança Feliz
- Viva Leite
- Ação Jovem / Renda Cidadã
- Benefício de Prestação Continuada - BPC
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Minha Casa Minha Vida
- Carteira do Idoso
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda
- Serviços Assistenciais
- Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos e do ENEM

A prefeitura de Barra Bonita, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, possui um setor de cadastro para informar e orientar as famílias. Fazer parte do Cadastro Único não garante apenas o bolsa família, mas também diversos outros programas sociais.
Vale lembrar que o cadastro promove o acesso aos benefícios, mas quem faz o controle de quem receberá o benefício ou não é o sistema do Governo Federal.
É importante fazer a atualização do Cadastro no máximo a cada dois anos e sempre que houver alguma mudança na situação da família. Por exemplo: mudança de endereço, nascimento ou falecimento de alguém.

Documentos necessários para fazer o Cadastro Único: (DE TODOS DA CASA)
- RG
- CPF
- Titulo De Eleitor
- Carteira De Trabalho
- Certidão De Nascimento, Casamento Ou Óbito
- Conta de água
- Conta de energia elétrica
- Recibo de aluguel

ONDE FAZER O CADASTRO
Para fazer o seu cadastro ou atualizá-lo, procure a Secretaria de Desenvolvimento Social que fica na Praça Eduardo Simão, nº 27, na Vila Operária, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30.