BARRA BONITA LIDERA NA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO, CELEBRA APAFABB

Neste domingo, 14 de abril, a Associação dos Pais, Amigos e Familiares dos Autistas de Barra Bonita (Apafabb) promoveu sua 6ª Caminhada de Conscientização com uma mensagem forte para desmitificar o preconceito que ainda existe com o autismo.

O evento, com o tema “Diferente é o Mundo que Queremos!”, ocorreu no kartódromo municipal de Barra Bonita. A realização foi da Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, com apoio da Apafabb.

Além da caminhada simbólica pelos arredores do kartódromo, o evento também ofereceu informações sobre a dengue e aferição da pressão arterial, e pintura facial, pipoca e algodão doce para crianças de todas as idades. Um dos destaques do evento foi a apresentação do projeto de musicalização adaptada da Apafabb.

“Esse projeto de musicalização é um marco importante para nós. Não existe mais essa história do autista ficar em casa, preso, hoje ele é inserido na comunidade, no ambiente de trabalho”, conta a presidente da Apafabb, Estela Miranda.

Sem romantização

Atualmente, a Apafabb atende mais de 130 famílias de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê. Uma profissional especializada de psicologia faz a triagem e depois o acolhimento ou encaminhamento do autista.

Segundo Estela, o objetivo da entidade com esses eventos em comunidade não é romantizar o autismo, mas falar sobre as dúvidas que as famílias ainda encontram ao procurar o atendimento especializado.

Para a Apafabb, é totalmente possível que o autista tenha qualidade de vida, independente da idade. Ela ressalta a importância da parceria com a administração municipal. “O sucesso da Apafabb se deu quando o poder público nos acolheu. Hoje temos leis e decretos importantes para manter a causa”, conta Estela.

A Estância Turística de Barra Bonita é hoje uma das referências da conscientização do autismo na região, com destaque para o trabalho realizado no município, celebra a Apafabb.

Vamos juntos construir um mundo mais inclusivo!