A 13ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente movimenta Barra Bonita nesta quinta-feira (17), reunindo crianças, adolescentes, representantes da sociedade civil, profissionais da rede de proteção e poder público em um importante espaço de diálogo, participação e construção coletiva.
Realizado no Salão do Voluntariado do Câncer, o encontro tem como tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e a Democracia Participativa”.
CONFERÊNCIA LÚDICA
No período da manhã, das 8h às 12h, foi realizada a Conferência Lúdica, colocando crianças e adolescentes no centro das discussões.
De maneira descontraída e participativa, eles puderam conversar sobre seus direitos, apresentar ideias, produzir cartazes, apontar necessidades e sugerir melhorias para Barra Bonita, contribuindo diretamente para a discussão das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.
Entre as atividades, os participantes chegaram a realizar uma dinâmica simulando uma Prefeitura, permitindo que apresentassem propostas a partir do próprio olhar sobre a realidade do município.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cidinha Alponti, acompanhou as atividades e destacou a importância de ouvir as crianças e adolescentes.
Segundo Cidinha, a Conferência foi planejada justamente para dar voz a esse público e permitir que crianças e adolescentes se tornem protagonistas da própria história. A secretária também ressaltou a participação dos grupos e a qualidade das propostas apresentadas, muitas delas relacionadas a ações que podem ser realizadas ou aprimoradas pelo município.
“NÃO DÁ PARA FALAR DE CRIANÇA E ADOLESCENTE SEM A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE”
O professor Carlos Henrique Lopes, conferencista e facilitador da Conferência, explicou que a programação da manhã buscou fortalecer a participação efetiva das crianças e adolescentes nas decisões que envolvem seus direitos.
Durante os trabalhos, foram abordados assuntos relacionados ao Sistema de Garantia de Direitos, participação democrática, atuação do Conselho Tutelar, convivência familiar e comunitária, combate à violência e ao trabalho infantil, além de outros temas relacionados à proteção da infância e adolescência.
Carlos destacou ainda a vontade demonstrada pelos participantes de serem ouvidos, apresentarem suas opiniões e participarem das decisões.
“Não dá para falar de criança e adolescente sem a participação de criança e adolescente.”
OUVIR E TRANSFORMAR EM AÇÕES
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Barra Bonita, Agnaldo Leal, ressaltou que a proposta vai além de simplesmente ouvir as crianças e adolescentes.
Segundo ele, as manifestações e propostas apresentadas durante os trabalhos serão organizadas em relatórios e encaminhadas para que possam contribuir com a elaboração e o aperfeiçoamento de políticas públicas.
Agnaldo destacou que o objetivo é transformar as sugestões em ações e não deixá-las apenas no papel, buscando resultados que proporcionem mais qualidade de vida e melhores oportunidades para crianças e adolescentes.
A programação da manhã contou com a participação de crianças e adolescentes do município, incluindo alunos da rede municipal, além de integrantes de instituições e grupos como o Legionários e o Grupo Escoteiro Campos Salles.
CONFERÊNCIA SEGUE NO PERÍODO DA TARDE
A programação continua das 13h às 17h, com a Conferência Convencional, reunindo representantes do poder público, sociedade civil, profissionais e entidades que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Durante esta segunda etapa serão aprofundadas as discussões e analisadas propostas para o fortalecimento das políticas públicas e do Sistema de Garantia de Direitos.
A Conferência Municipal é também um instrumento de participação social, permitindo avaliar políticas existentes, identificar desafios e construir coletivamente propostas voltadas à proteção integral, à garantia de direitos e à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
A 13ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada pelo CMDCA de Barra Bonita, com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Crianças e adolescentes sendo ouvidos hoje para ajudar a construir uma Barra Bonita ainda melhor amanhã.