JÁ FORAM VACINADOS MAIS DE 200 ANIMAIS NA CAMPANHA ANTIRRÁBICA DO CCZ

JÁ FORAM VACINADOS MAIS DE 200 ANIMAIS NA CAMPANHA ANTIRRÁBICA DO CCZ

Foram imunizados mais de 200 animais entre cães e gatos na campanha de vacinação antirrábica em Barra Bonita que teve início no mês de junho. A campanha irá até o final de julho atendendo a população de animais domésticos do município. 

O número de vacinas fornecidas pelo governo do estado de São Paulo é limitado, mas deve atender a demanda do município, de acordo com Marielle Stephane Barbosa, veterinária responsável pelo CCZ - Centro de Controle de Zoonoses. 

Para as pessoas que não possuem condição de ir até o CCZ levar o animal para vacinação foi disponibilizado um número telefônico, 14 - 9 9662 0512, para um agendamento em que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses vá até a casa da pessoa aplicar a vacina no animal. Não está sendo feito em pontos específicos nos bairros para evitar aglomerações devido a pandemia. Informou, Marielle Barbosa. 

A vacinação está disponível durante toda a semana, de segunda-feira a sábado das 7h30 às 13h. A vacina pode ser aplicada em qualquer animal saudável acima de 4 meses de idade.

A Importância da Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos

Se hoje em dia a raiva é uma doença controlada, muito se deve às campanhas anuais de vacinação antirrábica. Afinal, somente a vacina pode prevenir o contágio e transmissão da doença entre animais e seres humanos.


O que é raiva?

A raiva é uma infecção viral aguda que pode ser contraída por animais e humanos através da saliva de outros animais infectados. Quando transmitido, o vírus ataca o sistema nervoso central, causando inflamação no cérebro que pode evoluir de forma bem rápida e levando à morte.

Quais os sintomas da raiva?


Essa zoonose, ao acometer os cães, pode causar o isolamento do animal que passa a se esconder em busca de lugares escuros, agitação, latidos e mordidas no ar sem motivos aparentes. Em muitos casos a raiva pode causar salivação excessiva, agressividade e paralisia.

Os sintomas, tanto nos homens quanto nos cães, podem demorar a aparecer, uma vez que o vírus da doença pode permanecer incubado por até 2 meses.

Já a raiva felina, ao se manifestar, pode causar salivação em excesso, estrabismo, espasmos, desorientação e isolamento. 

Para que serve a vacina antirrábica?

A raiva é uma doença incurável em cães e gatos que pode ser transmitida para os seres humanos, atingindo de forma agressiva e fatal. Só há uma forma de prevenção: através da vacinação antirrábica.

Daí a importância das campanhas de vacinação contra raiva. A primeira dose da vacina antirrábica para cães é geralmente administrada entre os 3 e 5 meses de vida. Enquanto a vacina antirrábica para gatos deve ser dada entre os 3 e 4 meses com reforço anualmente e, claro, sempre sob os cuidados do médico veterinário.

 

 

 

 

Veja também: