Neste domingo, 9 de julho, celebramos o 91º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 - um marco da luta contra o autoritarismo instaurado pelo golpe de 1930 e início da era de Getúlio Vargas. Mesmo após tantas décadas, as reverberações desse episódio histórico ainda são sentidas na atualidade, mesmo que o fervor patriótico regional tenha arrefecido.
Com o intuito de relembrar esse período histórico e celebrar esta data emblemática, a Secretaria de Cultura da Estância Turística de Barra Bonita organizou uma série de eventos.
No programa, estão previstas uma palestra e uma exposição com acervo histórico particular que inclui condecorações, souvenirs, capacetes e outros equipamentos, jornais e materiais impressos da época.
A palestra será proferida pelo professor Marcus Carmo, Historiador e Presidente da seccional jahuense da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A discussão promete iluminar a história da Revolução Constitucionalista de 1932, contextualizando seu impacto na era de Getúlio Vargas e o legado que deixa para os dias atuais.
A palestra será realizada no Teatro Municipal Professora Zita de Marchi, na sexta-feira, dia 30 de junho, às 8 horas.
Além disso, o público terá a oportunidade de visitar a exposição que estará em cartaz no Teatro Municipal de 3 a 7 de julho, nos horários das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Essa exposição promete transportar os visitantes no tempo, oferecendo uma visão íntima e pessoal dos eventos que ocorreram durante aquele período tumultuado.
A Secretaria de Cultura da Estância Turística de Barra Bonita convida todos os interessados em história e cidadania a participar dessas atividades, que têm como objetivo tanto a comemoração quanto a reflexão sobre a importância da Revolução Constitucionalista de 1932 para a história do país.