METAS DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO SÃO PLENAMENTE ATENDIDAS

A Estância Turística de Barra Bonita está avançando na implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), cujo objetivo é universalizar os serviços de saneamento.

Este plano, obrigatório pela Lei nº 11.445, de 2007, visa melhorar a infraestrutura e instalações operacionais, garantindo um serviço público de saneamento básico acessível para todos.

Princípios fundamentais

O PMSB é alicerçado nos princípios de universalidade, equidade e desenvolvimento sustentável, refletindo a preocupação do nosso município com o meio ambiente e a saúde da população. A meta principal é preservar os recursos naturais essenciais para a vida.

Objetivos e metas

O plano estabelece objetivos e metas de curto, médio e longo prazos, definindo os programas, ações e projetos necessários para alcançá-los.

Água e esgoto

Uma das metas do PMSB é manter a qualidade da água distribuída. Essa meta está sendo plenamente atendida pelo nosso município, com água de acordo com os requisitos legais em todos os pontos de consumo. Análises diárias e inspeções mensais são realizadas para garantir a qualidade da água, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz.

Outra meta importante é a responsabilização dos novos empreendimentos quanto às demandas de saneamento. Desde a elaboração do PMSB, diversos loteamentos foram aprovados, todos seguindo normas técnicas rigorosas. Após a conclusão das obras, é realizada uma fiscalização para assegurar a correta distribuição de água potável e a coleta adequada de esgoto sanitário.

Resíduos sólidos

No manejo de resíduos sólidos, uma das metas é cadastrar todos os geradores de resíduos da construção civil, indústrias, comércio e serviços, tarefa realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Desde 2018, o município mantém contrato com empresa especializada para a coleta e destinação dos resíduos de saúde.

Além disso, o projeto de educação ambiental “Giro Ambiental” promove palestras sobre temas como redução de resíduos sólidos, reciclagem, compostagem e conservação urbana, cumprindo as metas estipuladas pelo PMSB para programas de educação ambiental.

Acompanhamento das metas

A população de Barra Bonita é encorajada a acompanhar o progresso do PMSB. A Prefeitura disponibiliza atualizações regulares sobre a gestão de resíduos sólidos e metas de abastecimento de água.

Com o apoio dos cidadãos e a implementação cuidadosa deste plano, o município espera alcançar uma melhoria significativa na saúde ambiental e na qualidade de vida dos residentes!

Links úteis

Para acessar o Quadro – Metas, Prazo e Resultados, para atividades de abastecimento de água e esgotamento sanitário, CLIQUE AQUI

Para acessar o Quadro – Metas, Prazo e Resultados, para o manejo de resíduos sólidos, CLIQUE AQUI

Para ter acesso ao Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Barra Bonita, CLIQUE AQUI