OUTRAS REPARTIÇÕES PÚBLICA - COLETORIA DAS RENDAS FEDERAIS, COLETORIA ESTADUAL, CASA DA AGRICULTURA

OUTRAS REPARTIÇÕES PÚBLICA
COLETORIA DAS RENDAS FEDERAIS

Instalada em 26 de Outubro de 1915 (*)
Não foram encontrados registros sobre sua criação. Um recorte de jornal de 31 de dezembro de 1916, noticia que "deve assumir amanhã (1/1/1917) o cargo de Coletor Federal o sr. João Baptista Gonçalves, ultimamente nomeado" (*).
A Coletoria Federal passou a ser denominada Posto da Receita Federal, na década de 1970 e foi desativada nos anos 80, sendo seu acervo transferido para Jaú, na sede da Agência da Receita Federal, que passou a atender a região.
(*) Jornal "O Barra Bonita" nº 404 de 30/09/1939 e recortes do arquivo de Juvenal Pompeu.

COLETORIA ESTADUAL
Instalada em 8 de janeiro de 1917 (*)
Coletor: Cláudio Lopes
Escrivão: Antonio de Almeida Pompeu
Com a criação do Posto Fiscal Estadual anexo à Coletoria, nos anos 50, os serviços foram unificados e depois de funcionar muitos anos em prédios alugados, o Posto Fiscal instalou-se, a partir de 1979, à rua 14 de Dezembro, nº 623, no antigo prédio do Posto de Saúde e Puericultura do Estado (*).

(*) Jornal "O Barra Bonita" nº 404 de 30/09/1939 e recortes do arquivo Juvenal Pompeu e Jornal da Barra.

CASA DA AGRICULTURA
Criada pelo Governador Estadual Jânio Quadros, a então "Casa da Lavoura" funcionou em prédios alugados ou cedidos até a construção do prédio próprio, em área doada pela prefeitura, na administração Vicente Antonio Zenaro Manin, e instalada sem festas ou comemorações, em 1962, à rua Ferrúcio Bolla, nº 558, esquina com a rua Rio Branco.

POSTO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO
RUA PRUDENTE DE MORAES, Nº 171
INSTALADO EM 22 DE MARÇO DE 1976
Serviços: Emissão de carteiras profissionais, orientações trabalhistas, homologações de demissões e outros assuntos relacionados ao Ministério do Trabalho.

POSTO DO FUNRURAL
FUNDO DE ASSISTÊNCIA AO TRABALHADOR RURAL
INSTALADO EM 20 DE SETEMBRO DE 1976

RUA WINIFRIDA, 269
Finalidade: Atendimento ao trabalhador rural, nos setores de assistência social, saúde, acidentes, aposentadorias e outros, (atualmente desativado).

2º GRUPAMENTO DE POLÍCIA FLORESTAL E DE MANANCIAIS DE BARRA BONITA
Órgão estadual destinado à proteção e fiscalização dos nossos recursos naturais, exercendo o policiamento sobre a pesca predatória, o desmatamento em áreas próximas aos mananciais e a poluição das águas e do meio ambiente.
Instalado em março de 1978, à Avenida Pedro Ometto, 874 no prédio do Distrito Hidroviário.

SUB-AGÊNCIA DA SUDEPE
No dia 29 de junho de 1983, foi inaugurada a sub-agência da SUDEPE - Superintendência do Desenvolvimento da Pesca, à rua da Ponte, em frente ao Hotel Turístico Municipal, à rua da Ponte em frente ao Hotel Turístico Municipal, órgão destinado à expedição de documentos e licença aos pescadores.

Página 178

< Anterior Próximo >