BARRA BONITA - DESTAQUE NACIONAL
Vimos em páginas anteriores que, Barra Bonita, no decorrer de várias administrações, projetou-se, no Estado e no país, entre os municípos mais desenvolvidos, seus prefeitos entre os mais atuantes e suas atrações entre as mais importantes.
Em 1985, além de ter a FEPATUR incluída no Roteiro Oficial das Feiras, Barra Bonita voltou a figurar entre os 500 municípios mais desenvolvidos do país, de acordo com as pesquisas em órgãos oficiais realizadas pela revista "DIRIGENTE MUNICIPAL", classificando-se em 11º lugar entre as cidades de 20 a 50 mil habitantes e em 27º lugar no cômputo geral.
Em 23 de maio de 1986, Barra Bonita novamente foi destaque, classificando-se em 7º lugar entre os municípios de maior renda do país. Nos 52 primeiros da lista ficaram para trás: São Bernardo do Campo, Bauru, Porto Alegre e Volta Redonda, entre outros. Nas pesquisas a partir de informações do IBGE, foi considerado como base, o patamar de consumo da população e não o seu tamanho físico, de acordo com o jornal "A GAZETA MERCANTIL" que publicou a notícia, naquela data.
Ainda no ano de 1986, uma grande conquista projetou nossa cidade em todo o país. A Eclusa de Barra Bonita é agraciada com o "PIT- Prêmio Imprensa de Turismo", na categoria de grande atração turística Artificial do Ano, através da promoção do Jornal do Comércio e da "CULTUR" do Rio de Janeiro.
Em 1988, a Alpha Assessoria e Pesquisa Ltda., divulga uma pesquisa através da qual nossa cidade foi incluída entre (7º lugar) os municípios mais ricos do país, o critério adotado foi o de qualidade de vida dos munícipes constatada pelos domicílios obtidos com redes de água e esgoto; números de automóveis e de eletrodomésticos por habitantes, etc., etc., à frente de várias capitais e importantes cidades como: Niterói, Florianópolis, Porto Alegre, Vitória, São Bernardo do Campo, Piracicaba, só para citar algumas delas (Jornal da Barra nº 1076 de 13 de outubro de 1988).
Os barra-bonitenses, orgulhosos, festejaram o progresso de sua cidade, a nível nacional!