A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Depois da elevação a Distrito de Paz, em 26 de novembro e 1896, os líderes e a comunidade local iniciarem novo movimento, desta vez para a criação do município, contando sempre com o prestígio político de seu mais destacado representante, pioneiro colonizador e proprietário de terras, Dr. Campos Salles, que, na qualidade de líder republicano, ex-Senador e Ex-Presidente da República (1898-1902) desfrutava de um grande círculo de amizade entre os seus correligionários, destacando-se entre eles, Bernardino de Campos, Cel. Virgílio Rodrigues Alves e o Senador Lacerda Franco. A este último solicitou apoio, no sentido de "patrocinar" a causa de Barra Bonita, em carta datada de 29 de maio de 1904, cujos termos são os seguintes:
"Estação de Campos Salles - 29 - maio - 1904
Lacerda
Não sou político e no entanto venho tratar de um assumpto que anda muito próximo das espheras das politicagem.
A minha fazenda esta comprehendida no Districto de Barra Bonita, à meia légua da povoação. Tenho por isso muito interesse pelo seu desenvolvimento. Trata-se de crear um novo município, desmembrando-se o seu território de Jahú. A representação será apresentada ao Congresso, isto é, à Camara pelo deputado Francisco da Costa Carvalho, com os dados e esclarecimentos que justificam a pretensão. Acho-a justíssima pela população e pelos recursos que possue, além do que já tem um núcleo de habitação e seu commercio muito mais importante do que o de muitas velhas ou cidades que servem de cabeça de comarca.
Desejo que v. tome sob seu patrocínio a causa dos habitantes de Barra Bonita, favorecendo a sua passagem desde a Câmara até o Senado.
Pelo lado político, creio que a questão não offerecerá difficuldades. É chefe político desta região o meu amigo Edgard Ferraz, a quem eu seria o primeiro a não querer causar contrariedades. Elle é aqui muito estimado e muitíssimo considerado. As RÃS da Barra Bonita não pedem outro REI, e se eu fôra militante seria um dos seus vassallos. Com elle proprio já me entendi a respeito e creio que não opporá embaraços; sendo, como é, facílimo conciliar os interesses do nosso município com os da METRÓPOLE.
Espero, pois, que v. prestará o serviço que peço, recommendando o caso aos seus amigos da Câmara, e isso desde já, para que não surjam dificuldades. Do Chico de Carvalho v. poderá obter os esclarecimentos de que carecer.
- Da minha incumbencia em Londres não tive ainda solução. A minha carta levou 3 meses para chegar ás mãos do destinatário, isto é, só foi recebida em Abril. Por ora o que sei é que a situação européia, ante as graves complicações do oriente, offerecem grandes difficuldades no momento. Está-se entretanto agindo, e logo que nos chegar uma solução, communicarei.
Disponha como sempre do Amº Affº
(as.) CAMPOS SALLES"
No entanto, os esforços de Campos Salles, do senador Lacerda Franco e demais representante da causa de Barra Bonita, não tiveram resultados imediatos, pois, talvez, nosso Distrito de Paz não reunisse condições para emancipação. A criação do município só ocorreu a 14 de dezembro de 1912.