A CAPELA DE SÃO JOSÉ DA BARRA BONITA

A Capela de São José da Barra Bonita
Pedra Fundamental: 30 de setembro de 1889
Demolição: 20 de março de 1926

A existência da ata de lançamento da pedra fundamental dessa capela, que foi encontrada no dia seguinte à inauguração da Igreja Matriz de São José, possibilitou o conhecimento de detalhes sobre sua construção, finalidades, além de dados sobre o povoado.
Observa-se no texto transcrito da mesma e publicado no jornal "O Município" nº 508 de 28 de março de 1926, as referências: "perante os fundadores abaixo assinados"; à imigração italiana "se desenvolvendo com muita rapidez" (indicando que o povoado já existia); o intuito da destinação particular e posterior abertura ao público, "quando a população tenha-se aumentado e que dê para formar uma Vila"; além de datada como: "Porto Barra Bonita", comprovando a existência do porto fluvial.
Vale acrescentar que, esse é o único documento em que José de Salles Leme e João Baptista Pompeu se declaram e assinam como "fundadores" de Barra Bonita.
Esse documento histórico, que consta de sinopses estatísticas e demais publicações sobre nossa cidade, lamentavelmente, se extraviou e dele não foram encontrados registros em nenhuma repartição pública municipal e nem nos assentamentos da Paróquia de São José. Assim sendo, eis o inteiro teor da ata da pedra fundamental da capela de São José da Barra Bonita, de 30 de setembro de 1889, juntamente com a notícia do seu encontro quando da demolição da mesma em 20 de março de 1926, na ortografia da época, como foi publicada no jornal já referido:

"Matriz Velha"
No dia 20 do corrente foi iniciada a demolição da velha Matriz, tendo sido encontrado no alicerce da mesma uma tira da Provincia de S. Paulo, nº 4347 de 28-9-1889 e a seguinte acta:
"Aos trinta dias do mês de setembro de mil oitocentos e oitenta e nove, perante os fundadores abaixo assignados, inaugurou-se o assentamento de tijolos da Capella que denomina-se São José da Barra Bonita, sendo seus constructores, José Cazelli & Bertthri, italianos, residentes na villa de Jahú.
Como a imigração italiana esteja-se desenvolvendo com muita rapidez, é intuito dos fundadores, deixa-la prezentemente como excluzivo particular, e abrindo ao público quando a população tenha-se augmentado e que dê para formar-se uma villa.
Porto Barra Bonita, 30 de Setembro de 1889".

Capela São José de Barra Bonita
Construída: 1889 - demolida: 1926

E a década termina, com a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, conquista da qual fez parte, entre outros, nosso grande líder político, e pioneiro da cidade, Dr. Manoel Ferraz de Campos Salles, que assume o Ministério da Justiça. Mais um motivo de orgulho para os moradores de Barra Bonita.