BARRA BONITA ENTRA NA FASE VERMELHA CONTRA AGRAVAMENTO DA PANDEMIA

A região de Bauru a qual está inserido o município de Barra Bonita entrou na fase vermelha. Acompanhando “Plano São Paulo” do Governo São Paulo o prefeito, José Luis Rici, de Barra Bonita, expediu decreto suspendendo, a partir de 25 de janeiro de 2021 - segunda-feira, o atendimento presencial nos estabelecimentos não essenciais localizados no Município de Barra Bonita.

Com isso, serviço presencial em bares e restaurantes, comércio não essencial como shopping centers e serviços como salão de beleza estão proibidos de funcionar até sairmos da fase vermelha.

O decreto estabelece que restrições não se aplicam às atividades internas dos estabelecimentos comerciais, bem como à realização de transações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares, com retirada de mercadoria no local, e os serviços de entrega de mercadorias (delivery  e Drive Thru).

Essas medidas mais restritivas, se deve à piora substancial do quadro de infecções pelo coronavírus em nossa região.

Em Barra Bonita no mês de novembro de 2020 houve uma média diária de 02 casos positivos por dia; no mês de dezembro de 2020 uma média de 07 casos positivos por dia e, no mês de janeiro de 2021, até dia 19 de janeiro, a média é de 26 casos positivos por dia, representando um aumento percentual na ordem de 1.200%.

A estrutura Hospitalar de Barra Bonita não contempla atendimentos de alta complexidade, sendo que os casos mais graves dependem de transferências e de ofertas de leitos em Hospitais de referência da região que, na atual conjuntura se encontram com superlotação, conforme quadros demonstrativos fornecidos pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru, sendo que a Santa Casa de Jaú e Hospital Estadual de Bauru estão com as taxas médias de ocupação próximas a 100%.

O aumento de casos de internações de pacientes com COVID-19 fez com que a ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é o principal motivo da regressão na quarentena.

O índice, no Estado, está em 71,1%. O novo fechamento do comércio é uma tentativa de aumentar o distanciamento social e frear a propagação do coronavírus e suas variantes. São Paulo contabiliza 51.192 óbitos e 1.679.759 casos da doença.

Confira a íntegra do Decreto no link abaixo: